Redes sociais, fascistas, responsabilidade, e regulamentação. Falo um pouco disso tudo aqui nesse fio. O q aconteceu aqui em DC no dia 6 não foi algo espontâneo, foi algo q foi planejado abertamente nas redes sociais desde Dezembro de 2020. Isso tudo com a benção de Trump (1/17)

5:04 PM · Jan 8, 2021

10
66
17
273
No dia 19 de Dezembro de 2020, Trump tuitou convocando os seus apoiadores p/ um "grande protesto em DC em 6 de Jan. Esteja lá, será selvagem!" A chamada em si já era ilegal já que em DC não se pode reunir mais de 25 pessoas: coronavirus.dc.gov/sites/def… (2/17)
This tweet is unavailable
1
9
0
77
A chamada do Trump se espalhou tanto no Parler, onde faço pesquisa de campo, quanto em forums de milícias onde as pessoas convocaram uma luta armada em DC (3/17)
1
6
0
73
Baseado no tweet de Trump (Will be Wild), um site chamado WildProtest fez uma enorme convocação no Parler pedindo as pessoas para se registrarem no site deles para receberem no celular orientações precisas do tal Protesto Selvagem. (5/17)
1
7
0
68
Com isso, o Parler e fóruns da extrema direita já estavam certos da insurgência e só estavam esperando a confirmação do lider, que veio no dia 5 de Janeiro num Tweet em q Trump novamente convoca GRANDES MULTIDÕES, quebrando as restrições do COVID19 (6/17)
This tweet is unavailable
1
5
0
65
Isso tudo foi tudo feito as claras e na cara das autoridades, que mesmo assim recusaram ajuda federal de segurança. Isso pq os supremacistas brancos foram considerados a maior ameaça terrorista para os EUA de acordo com Departamento de Segurança Interna (7/17)
1
5
0
71
O Twitter e demais redes sociais já deveriam ter removido os posts de Trump desde a primeira convocação já que eles colocariam as pessoas em risco de vida, não só pq o público alvo era um grupo terrorista fascista mas devido a pandemia (8/17)
2
6
0
68
As plataformas deixaram tudo correr livremente. E de forma arbitrária, só nos ultimos dois dias resolveram suspender a conta de Trump. Sendo q ele vem quebrando os termos e servicos por muito tempo. Não há transparência e nem vontade de se fazer o bem nessas plataformas (9/17)
1
6
0
74
Por isso, que as redes deveriam ser responsabilizadas já que alem de permitir a quebra de leis dentro de suas plataformas, elas quebram o próprio contrato (termos) que nos obriga a aceitar para fazer parte delas. (10/17)
2
7
1
73
É por isso que já passou da hora de termos uma regulamentação em redes sociais. Não adianta tambem o Twitter e FB tomarem uma atitude agora, mesmo que tardemente, se fascistas encontram um lar em outras plataformas como os foruns e Parler (11/17)
1
8
0
77
O objetivo principal dessas redes é gerar lucro, e o lucro vem da commodity deles que é o dado digital- e quem gera esse dado digital somos nós aqui. Nas inumeras tretas, se matando, discutindo com racista e fascista (12/17)
1
9
0
65
Isso é o que mais gera dados/commodity a eles, por isso a falta de interesse de retirar fascista e racistas das plataformas pq gera mto dado e consequentemente lucro. Elas se escondem covardemente atras da vestimenta da "liberdade de expressão" (13/17)
1
7
1
71
Por isso que as Big Techs investem pesadamente em Lobby para manter o mercado "livre" e completamente desregulamentado. Não adianta a gente gritar e "xingar muito no Twitter" pq isso é desgaste da nossa saúde mental. É o Estado que tem a obrigação de intervir nisso (14/17)
1
7
0
76
FB e Twitter tao sob o olhar publico e por isso tem a pressao de agir em certos casos, como o caso recente do Trump. Mas a falta de regulamentação permite plataformas radicalizadoras e promotoras de câmaras de eco como o Parler. São atros de ódio, fake news e conspiração (15/17)
2
6
0
67
Figuras conhecidas na midia nacional e blogueiros fascistas estão o tempo todo levando pessoas do FB, Twitter, e WhatsApp para essas plataformas periféricas, mas que mesmo assim são publicas e que as autoridades preferem não ver. (16/17)
2
7
0
69
Pra finalizar, voltando a regulamentação, é preciso regulamentar as Big Techs e suas plataformas como a indústria do álcool e tabaco. O governo deve examinar e divulgar os danos das redes sociais - não usar a regulamentação antitruste para encorajar ainda mais plataformas. 17/FIM
3
8
1
86
E no Brasil? Conversei com @ERudnitzki da @agenciapublica sobre como bolsonaristas promovem a guerra retórica ao trazer o caos dos EUA David Nemer analisa q um dos objetivos principais dos blogueiros bolsonaristas é justamente já ir preparando para 2022. apublica.org/2021/01/nas-red…
1
1
0
20